5 formas de captar leads de forma orgânica.

5 formas de captar leads de forma orgânica.

Hoje iremos compartilhar aqui 5 técnicas para que você consiga fazer um processo estratégico de captação de leads de forma orgânica, ou seja, natural, sem que você precise investir dinheiro.

1. Técnica educacional

Dentro dessa técnica você vai disponibilizar alguns conteúdos gratuitos para ensinar o seu potencial cliente a fazer alguma coisa. Você pode ofertar um e-book, uma aula online diferenciada, ou qualquer outro tipo de conteúdo que possa ser entregue virtualmente. Essa técnica precisa estar associada a uma landing page, ou seja, uma página de captura, que é onde você irá capturar os dados do seu cliente, como nome, telefone e principalmente e-mail. Um ponto super positivo desta técnica, é que você não precisa esperar que o público chegue até o seu site para preencher os dados. Oferecendo um infoproduto e divulgando isso em outras plataformas e redes sociais a única coisa que você precisa fazer é inserir o link da sua landing page e assim o cliente potencial seguirá o caminho até o formulário e deixará os dados.

2.Conteúdos de utilidade

Os conteúdos de utilidade, como o próprio nome diz, são conteúdos os quais o seu público irá consumir e obter a solução de um problema e/ou um resultado imediato para alguma questão. Ou seja, diferentemente da técnica educacional, onde o cliente potencial passa por um processo de aprendizado, a técnica de conteúdos de utilidade permite o benefício imediato do que você estiver oferecendo em troca dos dados, como testes com resultado automático, tutoriais de passo a passo e execução, planilhas pré prontas e até ferramentas específicas de uso imediato. Nesse caso você também pode utilizar uma landing page para a captação dos seus leads.

Técnica Educacional
Técnicas Operacionais
3. Técnicas operacionais

A próxima técnica para captação de leads não usa o formulário de landing page como ferramenta principal, mas também é possível utilizá-lo dentro deste processo. As estratégias operacionais podem ser inseridas tanto no seu site como nas plataformas de redes sociais utilizando o chat online. Nele você pode automatizar as perguntas que irá fazer para as pessoas que precisarem de algum auxílio e assim captar esses leads. Para que essa estratégia seja mais funcional o ideal é inserir o link da sua landing page também no chat para que os seus leads sejam organizados automaticamente em uma planilha e dessa forma você não correrá o risco de perdê-los. Certamente nada impede que você interaja pessoalmente com o cliente através do chat e insira você mesmo os dados na sua planilha posteriormente.

Além do chat, você pode utilizar a técnica do pop-up logo na home page do seu site ou automatizá-lo para que apareça após alguns segundos de permanência no site. Nesses pop-ups você pode fazer um convite para baixar um conteúdo de valor, que pode ser uma aula online, um e-book ou qualquer outra isca digital que você tenha a oferecer, ou ainda oferecer o serviço de newsletter, ou seja, enviar ao seu cliente potencial as principais novidades referentes ao seu negócio através do e-mail. Para receber qualquer um desses produtos, será necessário preencher os dados solicitados no pop-up.

4. Técnica da comunidade

Se trata da estratégia de utilizar as suas comunidades, como grupos no Telegram e no WhatsApp para o processo de captação de leads. Neste caso, depois de divulgar e convidar o público para participar das suas comunidades, ao invés de direcioná-lo diretamente para os grupos, o ideal é que você insira um link no post de divulgação ou na sua bio, o qual irá direcionar o público para uma landing page e após o preenchimento dos dados, enfim, direcioná-lo para o grupo em questão. E como incentivar seu cliente potencial a participar dos grupos e comunidades? Como já citado anteriormente, você pode oferecer conteúdos de valor e exclusivos apenas para quem for membro da comunidade. Você também pode usar essa estratégia caso faça uma live no Instagram ou Youtube, por exemplo. Ao finalizar a live diga que a gravação estará disponível no seu grupo do WhatsApp ou Telegram e para participar basta clicar no link inserido na live.

5. Técnicas de entretenimento, apoio e motivação

Você já ouviu falar em grupos de desafios? São aqueles grupos onde várias pessoas participam de um jogo ou desafio ao mesmo tempo e precisam chegar a um objetivo em um curto espaço de tempo, sendo geralmente de no máximo 30 dias e que também podem ser pagos ou gratuitos. A técnica de entretenimento, apoio e motivação tem esse nome pelo fato de os participantes dos jogos ou desafios estarem de fato se auto apoiando, se automotivando e também motivando uns aos outros. Então dentro dessa estratégia as pessoas estão ali de uma forma comunitária e dessa forma há entretenimento durante o processo. Neste caso você pode realizar esses eventos tanto nas comunidades online, como o Telegram e o WhatsApp, como também dentro do seu próprio site caso tenha estrutura para as interações. E onde entram os leads nessa técnica? Simples, ao participar de um jogo ou desafio o seu cliente potencial deverá preencher um cadastro em uma landing page com os dados referentes ao início do jogo e também com os dados básicos de captação de leads, como telefone e e-mail.

Técnicas Comunidade

Você percebeu que todos os caminhos levam para o cadastro através de uma landing page? Essa página realmente é a forma ideal de concentrar todos os seus leads em um único lugar e não correr o risco de perdê-los em outras plataformas.

Se você criar o hábito de colher informações dos seus clientes potenciais de todos os lados que tiver oportunidade, através de uma landing page, você verá como a sua lista de clientes potenciais será cada vez maior e assim as suas vendas também crescerão potencialmente.

Lembrando que essas dicas podem ser potencializadas se você optar por investir alguns reais nelas, mas esse é assunto para outro post.

O que achou das dicas? Dessa forma ficou muito mais fácil aumentar a sua lista de clientes, não acha?

Apesar de super fácil e prático, a gente sabe que nem todo mundo tem tempo para se dedicar à captação de leads, e se você é uma dessas pessoas, fique tranquilo(a), pois a Clickright está aqui para te ajudar a captar seus clientes potenciais e aumentar suas vendas.

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