A jornada do consumidor no Marketing Digital

A jornada do consumidor no Marketing Digital

A tão falada jornada do consumidor nada mais é do que a jornada que os consumidores têm no processo de decisão de compra de algum produto ou serviço. Essa jornada possui algumas etapas que vão desde uma necessidade ou desejo até a descoberta e contato com uma marca, convertendo assim em uma compra do produto ou serviço e finalizando no pós compra.

A organização da jornada do consumidor pode ter variados formatos, mas aqui vamos te explicar de uma forma bem simples como ela funciona e de que forma você pode utilizá-la na sua estratégia de marketing digital.

Descoberta:

A primeira etapa da jornada do consumidor é a descoberta. Essa etapa significa que quando uma pessoa, enquanto consumidor, descobre que tem alguma necessidade, um desejo ou um problema, ela vai em busca de algo para supri-lo. Perceba que a descoberta não vem apenas do consumidor em relação à sua necessidade, ele também pode ser impactado por um anúncio através do Google ou das redes sociais e assim realizar que de fato possui essa necessidade ou problema e que precisa resolvê-lo. Isso vai levá-lo até a próxima etapa.

Desejo:

Se trata daquela etapa que desperta no consumidor a real necessidade e interesse em resolver o problema inicial. Imagine que a sua empresa oferece cursos de especialização em variadas áreas e que o consumidor é impactado pelo anúncio de um dos seus cursos. Inicialmente ele irá começar a refletir sobre a necessidade de fazer esse curso, em que nível ele se encontra profissionalmente e se é realmente útil começar mais um curso nesse momento da sua vida tanto pessoal quanto profissional. Todo esse questionamento interno, que pode levar apenas algumas frações de segundos, vai despertar no consumidor potencial o desejo de realizar o seu curso e o levará para a etapa seguinte, que é a consideração.

Descoberta
Consideração
Consideração:

Essa etapa significa literalmente que o consumidor está considerando realizar o curso para que assim possa colocar seus conhecimentos em prática e enfim resolver um problema específico. Mas a partir do momento em que o consumidor decidir realizar tal curso, ele irá começar a considerar não só a sua oferta como também irá atrás de outras empresas do mesmo segmento para avaliar o melhor custo-benefício.

Aquisição:

Aqui não existem segredos. Essa etapa consiste em realmente adquirir o curso de especialização que o consumidor avaliou ou foi impactado. A partir daqui, seguindo o nosso exemplo, o consumidor irá frequentar as aulas, aplicar o conteúdo, colher resultados e ao final deste processo seguirá para a próxima etapa.

Fidelidade:

A fidelidade, atualmente, é bastante questionável pois uma pessoa ser fiel a uma marca não necessariamente significa que continuará sendo fiel com o passar do tempo. Por qualquer motivo no qual as empresas em geral não têm controle, esse consumidor pode fugir do estado de fidelidade. Mas então o que causa a fidelidade? Continuando o nosso exemplo, no momento em que o consumidor concluiu que os resultados colhidos durante e ao fim da experiência promovida pela empresa escolhida foram de fato satisfatórios, ele irá se envolver ainda mais com a empresa e talvez queira realizar outros cursos ou serviços oferecidos e começará a defender a sua empresa e o seu método. Então perceba que cada ação feita pela sua empresa, desde o atendimento ao público até a estratégia de marketing e inclusive o conteúdo do seu produto vão determinar a satisfação do cliente.

Não existe uma receita de bolo, porém é importante, nesse passo, estabelecer regras internas de posicionamento tanto de empresa como de equipe.

Fidelidade
Advocacia
Advocacia:

Esse estágio é pouco comentado no processo de estratégia de marketing. Como citamos no item anterior, o consumidor que escolheu o seu serviço ou produto pode começar a defender a sua empresa, mas o cliente "advogado" de uma marca é aquela pessoa que defenderá a sua marca com toda a energia que tiver de uma forma relevantemente intensiva. Esse comportamento será conseguido através do atendimento, posicionamento e do relacionamento em si que a sua empresa terá com o consumidor por meio dos pontos de comunicação como site e redes sociais.

Para concluir, devemos enfatizar que esse processo não será igual para todas as empresas, nem para todos os segmentos e muito menos para todas as pessoas, pois cada consumidor tem vontades e necessidades completamente diferentes, as quais o seu serviço pode ou não suprir. Por isso é tão importante conversar com uma equipe especializada no assunto e bolar a estratégia perfeita para a sua empresa.

A Clickright é especialista em marketing digital e em estratégias personalizadas e eficazes para que a sua empresa tenha cada vez mais consumidores fiéis. Conheça nossas soluções acessando o site Clickright e dê o start na sua estratégia de marketing digital.

Gostou das dicas? Confira muito mais no blog da Click.

E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais: Instagram | Facebook