Principais estratégias de marketing digital para pequenas empresas

Principais estratégias de marketing digital para pequenas empresas

Tanto para empresas que já existem há algum tempo, mas que de fato são pequenas, quanto para as empresas iniciantes, é fundamental estabelecer estratégias de comunicação eficazes e que atraiam um público cada vez maior e mais consistente.

Se você deseja crescer ou melhorar o retorno sobre o investimento na sua empresa pequena ou iniciante, continue lendo este artigo para entender quais são as principais estratégias de marketing digital para pequenas empresas.

Entenda seu público

Entenda o seu público:

Parece muito amplo, mas como em qualquer área da nossa vida, precisamos saber com quem estamos falando para então definir como vamos passar qualquer tipo de mensagem.

Preste atenção em qual é a especialidade do seu negócio e que tipo de pessoas geralmente compram de você com certa frequência. Depois discorra num papel todas as características dessa pessoa e que outras características você gostaria que o seu cliente ideal tivesse. Vale salvar o perfil desses clientes nos seus favoritos nas redes sociais e acompanhar o dia a dia deles. Dessa forma você consegue saber o que eles estão precisando em determinado momento e também acompanhar as mudanças de personalidade que possam surgir no seu público-alvo. Sim, o público-alvo pode se transformar ao longo do tempo.

Crie conteúdo:

Nos últimos meses temos sido bombardeados com conteúdo em variados perfis comerciais nas redes sociais e o que temos a dizer sobre isso é: está mais do que certo. Não adianta fazer publicações somente de promoções relâmpagos do seu negócio, é necessário criar um relacionamento com o seu público e isso é conseguido através de conteúdos relevantes que mostrem a essência da sua marca e de que forma os seus produtos ou serviços poderão resolver determinado problema do cliente.

Crie conteúdo

Além disso é importante fazer o cliente compartilhar o seu conteúdo e no geral os consumidores compartilham publicações que lhes tragam algum tipo de sentimento tanto positivo quanto negativo, como frases motivacionais, memes atuais ou antigos, porém repaginados entre vários outros formatos. Quanto às reações positivas ou negativas, vamos focar sempre nas positivas, combinado?

SEO:

O uso de palavras-chave, call to action e links internos e externos dentro do site e das redes sociais fazem muita diferença na hora de conversar com o seu cliente ideal. O seu site deve sempre estar otimizado para que seja encontrado logo nas primeiras posições nos mecanismos de busca, a famosa lupinha.

E-mail Marketing:

Essa estratégia tem gerado um retorno sobre investimento bastante alto, mas é pouco utilizada por empresas pequenas ou iniciantes por falta de contatos ou muitas vezes por insegurança. Mas a verdade é que se você ainda não enviou o seu primeiro e-mail marketing, está perdendo um tempo precioso e um ótimo retorno. Através do e-mail marketing é possível estabelecer uma comunicação segmentada, manter-se em contato com possíveis clientes reais e como já dito antes, ampliar as oportunidades de conversão.

E-mail Marketing

Claro que existem muitas outras estratégias eficazes para aumentar as vendas de uma empresa pequena, mas aqui citamos as principais indispensáveis.

Empresas pequenas, geralmente, possuem colaboradores já sobrecarregados com várias funções de modo a atender toda a demanda do negócio. Dessa forma realizar tarefas relacionadas ao marketing, além das usuais, pode saturar ainda mais o sistema interno da empresa, mas ainda assim se mantem sendo um compromisso importante a se cumprir. Por isso, se você não tem tempo de realizar essas tarefas, conte com a ajuda de quem sabe e faz bem feito.

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